quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Jaques Morelenbaum

Jaques Morelenbaum nasceu no Rio de Janeiro em 18 de maio de 1954. Ele é violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro. Filho do maestro Henrique Morelenbaum e da professora de piano Sarah Morelenbaum, é irmão de Lucia Morelenbaum, clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira, e de Eduardo Morelenbaum, maestro, arranjador e instrumentista. É casado com a cantora Paula Morelenbaum.

Começou sua carreira musical como integrante do grupo A Barca do Sol, e participou da Nova Banda em dez anos de parceria com Antônio Carlos Jobim, atuando em espetáculos e gravações que os levaram a ser vencedores do Grammy com o CD Antônio Brasileiro. Tendo destaque como violoncelista, Jaques estudou música no Brasil e mais tarde ingressou no New England Conservatory, onde frequentou as classes de Madeline Foley, que, por sua vez, foi discípula de Pablo Casals.

Em 1995 fez parte do Quarteto Jobim Morelenbaum (juntamente com Paula Morelenbaum, Paulo Jobim e Daniel Jobim) com o qual excursionou várias vezes à Europa, incluindo apresentação na Expo'98, em Lisboa, além de constantes apresentações nos Estados Unidos e no Brasil e uma gravação do CD Quarteto Jobim Morelenbaum. E juntamente com Paula Morelenbaum e o renomado pianista e compositor japonês Ryuichi Sakamoto formou o grupo M2S, com o qual gravou vários projetos.

Como arranjador, atuou ao lado de Tom Jobim (Passarim, O tempo e o vento, Tom Jobim: inédito, Tom canta Vinícius e Antônio Brasileiro'), Caetano Veloso (Circuladô,Circuladô vivo, Fina estampa, Fina estampa, ao vivo, O quatrilho, Tieta do agreste, Orfeu do Carnaval, Livro, Prenda minha, A Foreign Sound e Omaggio a Federico e Giulietta),Gal Costa (Mina d'água do meu canto), Paula Morelenbaum, Ivan Lins, Barão Vermelho e Skank, além do álbum Piazzollando (homenageando a obra de Astor Piazzolla), no qual atuou também como instrumentista, regente e produtor musical. O disco foi considerado pela crítica argentina como um dos 10 melhores de 1992.

Morelenbaum escreveu, ainda, arranjos para de Marisa Monte Beto Guedes, Carlinhos Brown e para o disco acústico dos Titãs, o qual atingiu um total de um milhão e meio de cópias vendidas.

Também como arranjador, atuou em trabalhos de artistas internacionais, como o grupo Madredeus, a cantora portuguesa Dulce Pontes, o grupo japonês Gontiti o compositor angolano Paulo Flores, o compositor norte-americano David Byrne e a cabo-verdiana Cesária Évora.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos está transparente, em parceria com Mariza. Acaba de participar do novo álbum do renomado cantor e produtor italiano Adriano Celentano.

Em 2001 participou, como violoncelista, da gravação do DVD All this time, de Sting. No ano de 2008 produziu e arranjou o Unplugged MTV da cantora mexicana Julieta Venegas, que recebeu 4 nominações ao Grammy Latino de 2008, notadamente na categoria "Disco do ano".

Em 2013 participou dos arranjos da música Morada, composição de Sandy Leah, Tati Bernardi e Lucas Lima, parte do CD SIM, segundo da carreira solo de Sandy Leah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário