quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nícolas Madalena

Nícolas Guilherme de Brito Madalena, instrumentista, arranjador, compositor e pesquisador musical, nasceu em Brasília e começou os estudos musicais em 2007, aos 12 anos. Passou a estudar violoncelo aos 15 anos de idade, em 2010, no CEP-EMB, Escola de Música de Brasília. 
    Tocava flauta transversal desde os 12 anos com a profª Thanise Silva, mas decidiu trocar pelo cello, que era seu instrumento predileto. Estudou com a profª Lucimary Vinha do Valle até 2012; mais tarde, naquele mesmo ano, passou a ter aulas com a profª Priscila Diógenes. Em 2013 saiu da EMB e teve como professor o primeiro cellista da OSTNCS, Rodolpho Cavalcanti Borges, com quem estuda até hoje. Posteriormente, teve aulas de improviso com o violinista e compositor Ted Falcon durante todo o ano de 2014. 
    Desde 2011 tem participado de festivais internacionais de música: em 2011 participou de 2 festivais - o 33º CIVEBRA e o MIMU. Em 2012 participou do 7º FEMUSC e em 2013 do 8º FEMUSC. No ano de 2015 participou do I Encontro de Choro de Campinas. Teve masterclasses com os profs. Raiff Dantas Barreto, Antônio Guerra-Vicente, Dennis Parker, Bernhard Loercher, Watson Clis, Mathias de Oliveira Pinto, Cláudio Jaffé, Michael Vollhardt, Steven Thomas, Fábio Soren Presgrave e Lui Coimbra.
    Em 2012 começa o trabalho profissional, trabalhando na empresa Toccata como cellista e arranjador.
    Em 2014 começou a dedicar-se também ao violão tenor e à música popular brasileira, com ênfase no choro. Integrou várias bandas desde 2014 entre elas a banda de forró "Forró Frito", a banda de choro "Brincadeira Boa" e a banda de música brasileira "Joelho de Frango". Atualmente integra o Alguma Coisa Trio e tem um projeto chamado Cello Choro-Jazz.
    A partir de 2015 começa a dar aulas particulares e com foco na música popular. Autodidata no violão tenor e bandolim, teve como único professor num período de uma semana o multi-instrumentista Renato Anesi.
    Já tocou em orquestras da Escola de Músicas de Brasília e nas orquestras dos festivais em que participou. Toca profissionalmente em Brasília como freelancer. Foi aluno do curso de licenciatura em música na UNB, e atualmente finalizou um CD em homenagem ao lendário chorão Canhoto da Paraíba, fruto de uma pesquisa intensa de 6 meses e que vai conta com músicas inéditas do compositor, bem como autorais.
    Hoje tem no repertório músicas do jazz, forró, choro (principalmente), samba e música erudita e é um dos cellistas mais versáteis e requisitados no mercado musical brasiliense.
Atuações importantes como músico:
• Integrou a orquestra Ars Hodierna em vários momentos
• Integra a orquestra VGMUS, desde 2015.
• Trabalhou na empresa Davi Ramiro Produções Musicais
• Trabalha na empresa Bellarmonia Acessoria Musical, desde 2015
• Trabalha na empresa Tom Dourado, desde 2016
• Integrou a banda Forró Frito
• Integrou a banda Brincadeira Boa
• Integrante da banda Joelho de Frango
• Participou como músico no Clube do Choro por 4 vezes,sendo uma delas o principal.
• Tocou nos projetos Poderes da Arte (Praça dos Três Poderes) e  Lobo Fest.
• Finalista do concurso de composição 7 Notes Challenge promovido por Serj Tankian (vocalista do SOAD); com a música Azul Turquesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário