terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ulisses Rocha

Violonista, compositor e arranjador, com 11 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos violonistas mais influentes de sua geração.

Dono de um estilo inconfundível, transita entre os mundos da música brasileira, da música erudita e do jazz, sendo reconhecido principalmente pela sua versatilidade, evidenciada nas apresentações como solista, em pequenas formações como duos ou trios, ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do País.

Em sua discografia fica clara a busca pela ruptura das fronteiras determinadas pela tradição do instrumento, pesquisando timbres, experimentando a relação entre o violão na forma acústica e associado a recursos eletrônicos, fundindo influências e redimencionando sua utilização.

Nos últimos anos vem marcando presença nos principais eventos musicais tanto no Brasil como no exterior, participando dos mais importantes festivais internacionais de jazz como os de Paris, Montreal e São Paulo , ministrando oficinas em tradicionais festivais de verão ou de inverno como os de Campos do Jordão e o IAJE (International Association for Jazz Education) em Los Angeles, no EUA.

Em suas frequentes turnês pela Europa e América, reveza-se nas as funções de solista e professor, dando recitais e master classes em países como Alemanha, Polônia, Rússia, Bélgica, Suíça, Síria, Kuwait, Zimbabwe e Cuba.

Além do trabalho próprio já participou de concertos e gravações ao lado de artistas como Al Di Meola, César Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, Toquinho, Grupo Boca Livre, Zé Renato, Roberto Carlos e Gal Costa.

Ulisses desempenha também importante trabalho na área didática como professor da faculdade de Música da Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário