quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Zéli Silva

Zéli Silva faz música popular brasileira instrumental. A influência da canção brasileira, somada a elementos regionais e jazzísticos, gera sua música criativa e comunicativa, rica em melodias, ritmos e harmonias.Trata-se, enfim, de música popular brasileira instrumental, sempre com grande destaque para as composições, para os arranjos e para a qualidade dos instrumentistas improvisadores.

Zéli tem cinco CDs solos: o primeiro, “Voando baixo” (Lua discos-2002), e o segundo, “Em movimento” (selo Maritaca-2006), foram bastante elogiados pela crítica especializada. O terceiro CD é o “Duo” (2010), em parceria com o saxofonista Vitor Alcântara, e apresenta arranjos para o dueto com caminhos inovadores. O quarto é o CD autoral “UNA – Zéli Silva convida“, que traz o conceito e a realização da união de gerações de músicos instrumentistas.

Lançado em julho de 2016, o quinto CD é o “Agora é Sempre”, cujos detalhes podem ser apreciados em  sua própria página neste site.

Zéli integrou o grupo de música instrumental brasileira “Terra Brasil”, com o qual tem cinco CDs gravados: “Terra de Ninguém” (92) , “Tudo Bem” (95), “Mestiço” (98) e “Atlântico” (03) que foi indicado ao Grammy latino, e ainda, o CD “Questão de tempo” (05).

Como contrabaixista esteve nos trabalhos de Zé Menezes, Badi Assad, Rosa Passos, Renato Motha, Leni Andrade, Osvaldinho do acordeon, Fernanda Porto, Cida Moreira, Chico Pinheiro, Ana Luiza e Luis Felipe Gama, Nuno Mindelis, Chico Saraiva, Renato Consorte, Carlinhos Antunes, João Parahyba, Renato Anesi, Adyel Santos, Virginia Rosa, MPB4, Taciana e Edgar Scandurra, Tutti Baê, Zé Luis Mazzioti , Henri Grendl e Hector Costita.

É professor do bacharelado em instrumento e canto e leciona baixo elétrico, prática de grupo e Harmonia III nas Faculdade Santa Marcelina [FASM] e FAAM [FMU]. Além disso dá aulas particulares e ministra workshops pelo Brasil.

Publicou em 2009 o livro didático “Jazz-Harmonia e walking bass para contrabaixo vol. 1”- Editora Souza Lima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário