segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Daniel Marques

Daniel Marques (Rio de Janeiro, 06 de março de 1979) é um violonista e guitarrista brasileiro, além de trabalhar como compositor, arranjador e produtor. É considerado um dos nomes mais importantes da música brasileira da nova geração.

Atualmente vive em Berlim e é professor na "Global Music Academy",  escola inovadora voltada à world music. Também está listado como professor internacional na "International Arts Academy" na Grécia.

Considerado pelo jornal "O Globo" um dos novos representantes do violão no Brasil, anteriormente Daniel graduou-se no curso de bacharelado em violão da UFRJ e possui o título de Mestre pela mesma Universidade com a tese “O violão no Frevo: uma linguagem em construção”. Depois foi professor dessa faculdade antes de se dedicar exclusivamente a sua carreira solo e consequentemente colher reconhecimento internacional como artista.

Diversos violonistas brasileiros vêm explorando possibilidades do sete-cordas em territórios fora do choro, como é o caso de Marques, que desenvolveu uma técnica de contraponto bastante peculiar, em que executa os baixos simultaneamente aos acordes, feitos nas vozes agudas.

Já apresentou workshops em escolas de música dentro e fora do país.
Carreira

​Como líder da Orquestra Frevo Diabo, ganhou em 2010 um dos mais expressivos prêmios da musica no país, o “Prêmio da Música Brasileira” - ex-Prêmio TIM – na categoria ‘regional’. Seu último álbum em duo com o saxofonista Rodrigo Ursaia foi listado em 2016 como um dos melhores instrumentistas do ano.

Participou de programas de TV como "Estúdio I", "Som Brasil", "Domingão do Faustão", entre outros. Tocou e gravou com artistas da música brasileira: Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Guinga, Carlos Malta, Gabriel Grossi, Paula Santoro, Thiago Amud, Sérgio Krakowski, Robertinho Silva, Zé Paulo Becker, Junior Tostoi, Gilson Peranzzetta, Armandinho, UFRJazz, Nicolas Krassik, Jovino Santos Neto, entre outros.

Sua trajetória inclui também ter tocado ou dividido a noite em festivais pelo mundo com nomes internacionais: Randy Brecker, Stanley Jordan, John Williams, Paco de Lucia, Yamandu Costa, Charlie Hunter, Incognito, Dmitri Illarionov, Dominic Miller, Elena Papandreou, Roland Dyens, Marcin Dylla...

Além de visitar também a Ásia (China e Índia), já se apresentou em mais de 100 cidades em vários países Europeus: Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Polônia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Estônia, Alemanha, República Tcheca, Lituânia, Montenegro, Macedônia e Sérvia participando em diferentes festivais. O músico também excursionou nos EUA, apresentando-se no renomado festival SXSW Festival assim como em outros festivais e clubes em Chicago, São Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Filadélfia.

Desde 2008, se apresenta em concertos no aniversário da princesa Viktoria da Suécia.

 Apresentou-se no Tampere Guitar Festival, na Finlândia, na mesma noite em que o violonista clássico John Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário