sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Debora Gurgel

Debora compõe música brasileira contemporânea, com fortes raízes na música popular brasileira e na concepção jazzística de improvisação.

Suas composições, seus arranjos e seu piano estão registrados em cds autorais com formação de trio, quarteto e septeto, e em gravações de inúmeros artistas brasileiros, americanos e europeus tais como Filó Machado, Adriana Godoy, Joana Duah, Vanessa Moreno, Conrado Paulino, Ari Erev, Sandy Cressman, entre outros.

Em abril de 2017 recebeu o prêmio “Profissionais do Ano 2017” como Melhor Arranjadora e acaba de lançar o EP “Piano Solo“, com 3 composições inéditas.

Em 2016 lançou o cd “DDG4”, autoral, com o “Dani & Debora Gurgel Quarteto”, e o cd “Quatro Estações”, com o Conrao Paulino Quarteto.

Em 2015 lançou dois cds, “GARRA“, autoral e “NEON“, contendo releituras, interpretadas pelo “Dani & Debora Gurgel Quarteto“, com Debora ao piano, Dani Gurgel (voz e vocalises), Sidiel Vieira (baixo acústico) e Thiago Rabello (bateria).

Com o mesmo quarteto, lançou os cds autorais “LUZ” (2014) e “UM” (2013).

Nos últimos 6 anos tem realizado turnês internacionais levando a outros países seu trabalho autoral juntamente com o “Dani & Debora Gurgel Quarteto” em festivais, teatros e clubes de jazz. No Japão, apresentando-se no Tokyo Jazz Festival, Blue Note Tokyo, Billboard Live Osaka e em outras casas em Tokyo, Kamakura, Hamamatsu, Osaka, Nagoya e Fukuoka; nos Estados Unidos apresentando-se no Yoshi’s Oakland (San Francisco) e em outras casas em Seattle, Portland, Boston e New York; na Europa, apresentando-se na Espanha, Itália e Holanda; na América Latina, apresentando-se no Uruguay, Paraguay e Argentina, além de shows pelo Brasil afora.

Em 2012, lançou o cd autoral “Debora Gurgel” , contendo 10 composições inéditas gravadas ao vivo em estúdio em formações diversas como trio, quarteto, septeto e piano solo. Debora passeia por choros, bossas, maracatus e vários ritmos brasileiros, flertando também com o jazz e com ritmos latinos. Contando com a participação especialíssima dos músicos Thiago Rabello e Cuca Teixeira na bateria, Sidiel Vieira e Marinho Andreotti no contrabaixo acústico, Dani Gurgel em vocalises e vozes, Guilherme Ribeiro no acordeon, e Daniel D’Alcântara, Vitor Alcantara, Carlos Alberto Alcantara e Maurício “Laws” de Souza nos sopros, o trabalho mescla a liberdade de improvisação do jazz com a forma e a ternura da canção brasileira.

Também autoral, o cd “Triálogo” (2001), do trio homônimo com Itamar Collaço (baixo) e Pércio Sapia (bateria), contém 11 composições suas e foi elogiadíssimo por Cesar Camargo Mariano e outros ícones da música brasileira. Com este grupo, foi semifinalista do 7º Prêmio VISA de Música Brasileira – Edição Instrumentistas, em 2004.

Suas composições também podem ser ouvidas no cd “DICA” (2000), do grupo homônimo com Debora na flauta, Amador Longuini Jr. (piano), Itamar Collaço (baixo) e Celso de Almeida(bateria).

Faz parte do elenco de arranjadores da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra Jovem Tom Jobim tendo escrito arranjos para Fabiana Cozza, Richard Bona, Chico Pinheiro, Maurício Einhorn, Claudete Soares, Joyce Moreno, Amilton Godoy, Lilian Carmona e Dona Inah, entre outros.

Seus arranjos tem sido executados e gravados em várias formações no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos, em instituições como Universidade do Missouri e Berklee School of Music (Boston, EUA).

Debora estudou piano e orquestração com Amilton Godoy, Roberto Sion e Fernando Mota.   Em 2012, participou de um workshop de 5 dias com o pianista americano de jazz Chick Corea, tocando e gravando com Chick Corea, John Patitucci e Antonio Sanches.

Foi professora no CLAM (escola fundada pelo Zimbo Trio) durante 11 anos e é autora de vários métodos direcionados à linguagem da música popular brasileira – para piano e instrumentos de sopro.   

Fez parte da equipe do projeto TIM- Música nas Escolas, no Auditório Ibirapuera, lecionando para os 120 alunos da orquestra do Auditório e participando da elaboração do curriculum do curso.

Fez parte da equipe de professores da Escola Municipal de Música de São Paulo, lecionando fundamentos do jazz, arranjo e improvisação para todos os instrumentos.

Nos últimos anos tem realizado workshops sobre música e composição brasileira em renomadas escolas como “Jazz School” (São Francisco, EUA), “Cornish University” (Seattle, EUA), Conservatório Dr. Carlos de Campos (Tatuí, SP, Brasil) e muitas outras.

Trabalhou com inúmeros ícones da cena musical brasileira, dentre eles Raul de Souza, Filó Machado, Zimbo Trio, Arismar do Espírito Santo, Nico Assumpção, Vinícius Dorin, Jane Duboc, Lelo Izar e Lilian Carmona.   Mantém uma intensa agenda de apresentações no Brasil em teatros e casas especializadas em música popular brasileira e jazz, e em Festivais de Jazz no Uruguay, Paraguay, Colômbia, Argentina, Japão, Espanha, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Como pianista, atua nos grupos de Zéli Silva, Septeto S.A. (com Maurício “Laws” de Souza, Daniel D’Alcântara, Vitor Alcantara, Carlos Alberto Alcantara, Marinho Andreotti e Cuca Teixeira), Conrado Paulino Quarteto, Lelo Izar Quintet, e acompanha os cantores Dani Gurgel, Adriana Godoy, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, além de ter atuado como criadora, compositora, arranjadora e pianista no Triálogo (2000-2010).

Participou ativamente do projeto “Piano na Praça”, que faz parte da Virada Cultural da cidade de São Paulo, com Amilton Godoy, Nelson Ayres, Laércio de Freitas e outros pianistas, com apresentações de piano solo.

Seu piano, composições, arranjos e direção musical podem ser ouvidos nos cds de Dani Gurgel, (“Nosso”, “Agora” e “Viadutos”), Adriana Godoy (“Marco”), Vanessa Moreno, Vinicius Calderoni, Tó Brandileone, Dona Inah, Conrado Paulino, Lilian Carmona e muitos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário