sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Héctor Costita

Héctor Costita, juntamente com sua própria discografia solo, tocou e gravou com nomes como Lalo Schifrin, Sérgio Mendes e seu Conjunto Bossa Rio, Edison Machado, Elis Regina, Elizete Cardoso, Trio Zimbo, Hermeto Pascoal e Nelson Aires.

Costita começou seus estudos musicais em Buenos Aires. Em 1954, ele se juntou como saxofonista da orquestra de seu compatriota Lalo Schifrin. Mais tarde, mudou-se para o Brasil e, em 1957, ingressou na orquestra de Simonetti, permanecendo com eles até 1962. Em 1961, gravou pela primeira vez, para o RGE. Em 1962, Costita gravou seu primeiro álbum solo para o mesmo rótulo, O Fabuloso Héctor. Para Fermata, ele gravou Impacto em 1962. Também em 1962, ele gravou com o pioneiro do jazz brasileiro e o cantor / pianista excepcional Dick Farney no álbum Renn de Farney, Dick Farney Jazz. Em 1963, Costita gravou no álbum Projeção do baixista Luiz Chaves, para o RGE. No ano seguinte, Chaves criaria, juntamente com o pianista Hamilton Godoy e o baterista Rubens Barsotti, o grupo influente Zimbo Trio (o mesmo grupo estava na Projeção). O rótulo Fermata também lançou a primeira composição da Costita, "Gabriela", nesse mesmo ano. Em 1962, juntou-se ao Conjunto Bossa Rio de Sérgio Mendes por dois anos, gravando para Philips, em 1964, Sergio Mendes e Bossa Rio, intitulado nos EUA, The Beat of Brazil. O álbum teve incríveis mestres Costita e Aurino no saxofone, Raul de Souza e Maciel em trombone, Edison Machado na bateria e Tião Neto no baixo. Durante esse mesmo período, a Costita participou da gravação de um dos melhores álbuns de todos os tempos no Brasil, Sabadabada (Continental), para o maestro Erlon Chaves; um lançamento extremamente grande, que também incluiu Raul de Souza, Kuntz Wagner, Papudinho e Erlon Chaves. Em 1964, como membro do grupo Sambossa 5, junto com Kuntz (alto sax), Luís Mello (piano), Chu Vianna (baixo) e Turquinho (bateria), Costita acompanhou Elis Regina em seus primeiros concertos em São Paulo, depois de sua estréia bem sucedida na boate do Bottle no Rio. Em 31 de agosto de 1964, Regina e Sambossa 5 tiveram grande sucesso no show da Boa Bossa, no Teatro Paramount, que também incluiu Agostinho dos Santos, Peri Ribeiro, Lennie Dale, Trio Zimbo, Johnny Alf, Trio Sambalanço (César Mariano , Airto Moreira e Cleiber), Marisa (Gata Mansa), Geraldo Cunha, Ana Lúcia, Manfredo Fest Trio, Messias e Nara Leão.

Mudando-se para a França, ainda em 1964, estudou no Conservatório de Música de Paris. Em 1970, Costita estava vivendo e brincando com Johnny Griffin em Paris. Voltando ao Brasil, ele se juntou à orquestra de Carlos Piper. Nesse período, ele foi sideman / seminarista para vários artistas como Elis Regina, Wilson Simonal e Elisete Cardoso, também gravando para Adoniran Barbosa e muitos outros artistas de topo. Em 1973, foi um dos primeiros membros a se juntar à grande banda de Nelson Aires. Originalmente, um grupo informal de profissionais experientes interessados ​​em absorver o conhecimento do jazz de Nelson Aires, como estudou em Berklee, a grande banda começou a brincar nas noites no bar Opus 2000 de São Paulo e rapidamente se tornou um sucesso que durou até 1981 Os melhores músicos da grande banda, Amílson Godoy (piano), Cláudio Sion (sax), Héctor Costita e Nelson Aires, começaram a ensinar na Fundação das Artes de São Caetano, tendo como alunos muitos músicos sobre o que seria torne-se a grande banda Mantiqueira bem sucedida. Costita também começou a ensinar na CLAM, a escola seminal brasileira de música popular criada pelo Trio Zimbo; e dando workshops em todo o Brasil, como o II Encontro Musical Timochenco Wehbi, em Presidente Prudente, São Paulo, onde atuou junto com os colegas Ulisses Rocha (violão), Kiko Loureiro (guitarra), Celso Pixinga (baixo) e Vera Figueiredo (bateria ). Em 1990, a Costita passou quatro anos vivendo na Europa, onde atuou intensamente e gravou dois álbuns solo de jazz de primeira classe para o prestigiado gravador italiano Red Records, Dona Fia e São Paulo - A Noite É Minha e para o Avante Jazz em Sardegna. Nos dias 19 e 20 de março de 1994, ele foi um convidado especial na performance de Ivan Lins com a Orquestra Jazz Sinfônica. Em 28 de junho de 1994, Costita realizou, com as peças Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de uma suíte original. Ele também atuou naquele ano com a banda de jazz Jazz Jam. No ano que vem, ele se apresentou com o famoso brasileiro Trúpetist Cláudio Roditi, juntamente com Roberto Sion, Nelson Aires e Nailor "Proveta" Atevedo da Mantiqueira, abrindo a série Encontros Musicais Ca'd'Oro. Em 1998, a Costita realizou a Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo em várias apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário