quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Magdalena Tagliaferro

Magdalena Maria Yvonne Tagliaferro (19 de janeiro de 1893 a 9 de setembro de 1986) foi uma pianista brasileira de pais franceses.
Magdalena Tagliaferro nasceu em Petrópolis, Brasil. Seu pai, que estudou piano com Raoul Pugno em Paris, era professor de voz e piano no Conservatório de São Paulo.
Ele foi seu primeiro professor.
O violoncelista Pablo Casals ouviu Tagliaferro jogar em São Paulo quando tinha onze anos, e ele a incentivou a estudar no Conservatório de Paris.
 Ela foi para Paris com seus pais. Seu pai providenciou que ela jogasse para Pugno, que ficou impressionada e recomendou ela a Antonin Marmontel no Conservatório.
Ela entrou no Conservatório em 1906 na classe de Marmontel e recebeu o primeiro prêmio (o mais alto prêmio de interpretação) em 1907.
Posteriormente, estudou com Alfred Cortot e os dois permaneceram amigos pelo resto de sua vida.
Ela desenvolveu uma reputação para se esforçar para a realização dos ideais musicais exemplificados por Cortot: uma perfeita união de clareza e ternura, força interior e emoção e equilíbrio clássico na formação das obras que estão sendo interpretadas.
Durante seus estudos no Conservatório, o diretor, Gabriel Fauré, convidou-a em um curto passeio com ele. Mais tarde, ela realizou muitas de suas composições.
Durante sua carreira, seus compromissos de recitação a levaram ao centro musical de mais de 30 países na Europa, África, América e Ásia.
Ela também foi muito ativa como solista, atuando com muitas orquestras líderes e atuou com vários maestros ilustres, incluindo Felix Weingartner, Issay Dobrowen, Pierre Monteux, Wilhelm Furtwängler, Hans Knappertsbusch, Paul Paray, Vincent d'Indy e Désiré-Émile Inghelbrecht.
Outros artistas solistas, como Cortot, Jacques Thibaud, George Enescu, Jules Boucherit e Pablo Casals se apresentaram com ela em recitais conjuntos.
Os compositores a procuraram para as estréias de suas obras, às vezes especificamente pretendendo que Tagliaferro seja o primeiro artista a realizar suas composições.
 Ela, por sua vez, se aplicou para realizar novas obras de compositores como Reynaldo Hahn, Jean Rivier, Gabriel Pierné e Heitor Villa-Lobos.
Tagliaferro também teve uma carreira distinta como pedagoga.
Ela ensinou no Conservatório de Paris de 1937 a 1939, onde a pianista polonesa Władysław Kędra estava entre seus alunos, convidada por ela quando o ouviu jogar enquanto julgava o III Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia, na Polônia, em fevereiro-março de 1937.
Ela também criou sua própria escola em Paris e depois no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Ela deu inúmeras masterclasses em muitos países e criou uma competição de piano.
Seus muitos estudantes incluíram Pnina Salzman, Jeanne Demessieux, Lycia de Biase Bidart, Flavio Varani, Cristina Ortiz, Maria Teresa Naranjo Ochoa, Jorge Luis Prats e James Tocco.
Tagliaferro manteve uma capacidade aclamada pela crítica para o jogo maravilhosamente criado em seus anos noventa. Ela morreu no Rio de Janeiro, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário