quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Marco Pereira

Nasceu em São Paulo e obteve aulas de guitarra clássicas com o mestre uruguaio Isaias Sávio e aulas de teoria musical no Conservatório de Música e Drama de São Paulo.
Ele viveu na França por cinco anos e recebeu um mestrado em guitarra clássica em performance da Université Musicale Internationale de Paris e um mestrado em Musicologia pela Universidade de Paris-Sorbonne com sua tese Heitor Villa-Lobos e seu trabalho de guitarra (Editora Musimed - Brasília - Brasil).
Em Paris, ele foi fortemente influenciado pelo jazz e música latino-americana que caracteriza seu trabalho de composição, somado aos estilos brasileiros. Ele teve um grande sucesso no 9ème Festival de Jazz de Paris que lhe permitiu realizar na Alemanha, França, Suíça, Dinamarca, Itália, Áustria, Canadá e Estados Unidos. Na Espanha, ganhou dois prêmios em importantes competições internacionais de violão: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).
Ao retornar ao Brasil, Marco se instalou em Brasília depois que ele foi convidado pela UnB (Universidade de Brasília) para estabelecer os cursos de Guitarra Clássica e Harmonia Funcional. Ele gravou seus dois primeiros álbuns para Som da Gente (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 - e Circulo das Cordas - 1987). Esses dois registros permitiram que ele atuasse em The Town Hall de Nova York, em 1988. Em 1989 mudou-se para o Rio de Janeiro e participou do Free Jazz Festival em quatro ocasiões: em uma performance memorável com o Trio D'Alma em 1989; com seu próprio trabalho em 1991; com Wagner Tiso em 1992 e com Edu Lobo em 1996. Ele gravou com muitos artistas proeminentes no cenário musical brasileiro, como Gal Costa, Tom Jobim, Edu Lobo, Gilberto Gil, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Zélia Duncan, Cassia Eller, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Goncalves e Roberto Carlos, entre outros.
Marco Pereira recebeu o importante Prêmio Sharp em duas edições diferentes: como Melhor Arranger (1993) para o álbum de Gal Costa e como Melhor Solista e Melhor Álbum do Ano (1994) para Bons Encontros com o pianista Cristovão Bastos.
Atualmente, é professor do Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas composições foram emitidas pela editora Éditions Lemoine - Paris, França - e GSP (Guitar Solo Publications) - São Francisco, CA - EUA, Editora Musimed (Brasília - Brasil) e Editora Garbolights (Rio de Janeiro, Brasil). e foram tocadas e gravadas por importantes guitarristas em todo o mundo.
Em 1995, Marco lançou três álbuns: Dança dos Quatro Ventos para a marca belga GHA; Elegia para Channel Classics of the Netherlands; e Brasil Musical para o brasileiro Tom Brasil. Em 1999, Marco lançou seu álbum solo Valsas Brasileiras com um repertório requintado das modernas valsas populares brasileiras. Em 2001, ele lançou o álbum Luz das Cordas gravado com o jogador bandolim Hamilton de Holanda. Em 2004, gravou dois álbuns diferentes: Original - GSP (Guitar Solo Publications - San Francisco, CA - www.gspguitar.com) com suas próprias composições para guitarra solo e O samba da minha terra - Independente - com novos arranjos e composições para guitarra, baixo, bateria e percussão. Em 2006, ele fez um álbum com a harmônica: Afinidade; Em 2007 lançou seu álbum com orquestra: Camerístico; ainda em 2007 lançou seu livro + CD Ritmos Brasileiros (Ritmos Brasileiros). Ele também tem dois CDs na Europa: Stella del Matino (EGEA - Perugia - Itália) e Essence (Kind of Blue - Lugano - Suíça).
Em 2010, ele lançou um novo álbum de guitarra solo junto com um livro que contém todos os arranjos e composições transcritas em notação musical. Ele também lançou um método para guitarra de 7 cordas ('Sete Cordas - técnica e estilo'). Em 2011, ele lançou seus "Cadernos de Harmonia" (um método Harmony para guitarra em 3 volumes) e um CD com seu trabalho para violão e orquestra.
Sua composição "Lendas Amazônicas", para duas guitarras e orquestra, estreou em novembro de 2012 em São Paulo, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário