quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A Z Y M U T H

Ivan Conti "Mamão", bateria e vocal, Alex Malheiros, baixo e vocal e José Roberto Bertrami, teclados e vocal. A Z Y M U T H Ivan Conti "Mamão", (bateria e vocal), Alex Malheiros,(baixo e vocal) e José Roberto Bertrami, (teclados e vocal). No início dos anos 70, os músicos se conheceram no Canecão, tocando em grupos diferentes e formaram uma banda chamada Grupo Seleção, tocando em várias casas noturnas no Rio de janeiro e participando de gravações em estúdios com diversos cantores e orquestras.

Convidados para gravar a trilha sonora do filme O Fabuloso Fittipaldi, um dos temas era Azymuth, composição de Marcos e Paulo Sérgio Vale, que chama a atenção dos três componentes que passam a adotar este nome. Em 1975, gravam seu primeiro LP independente com o título de AZYMUTH, que os lança ao sucesso com a música LINHA DO HORIZONTE, por intermédio da gravadora Som Livre, para uma novela da Rede Globo (Cuca Legal). O sucesso se repete novamente em 1976 com o lançamento de um compacto, cuja música MELÔ DA CUÍCA vem a ser também trilha sonora de uma novela da Rede Globo –(Pecado Capital).

Em 1977, já pela gravadora WEA, gravam o LP ÁGUIA NÃO COME MOSCA, trazendo outra música conhecida e novamente tema de novela da Tv. Globo, VÔO SOBRE O HORIZONTE ( As Locomotivas). Neste mesmo ano, são convidados a participar do Festival de Montreaux, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo brasileiro a participar deste Festival. Em 1978, por convite da premiada cantora de jazz Flora Purin e o percusionista Airto Moreira, fizeram uma tour de costa a costa pelos EUA Neste mesmo ano, gravam o primeiro LP internacional chamado LIGHT AS FATHER pelo selo MILESTONE, responsável pelos maiores artistas de jazz no mundo como Bill Evans, Miles Davis entre outros. O sucesso novamente não tarda com a música, JAZZ CARNIVAL, conquistando não só os americanos como também os ingleses. Obs.: Este álbum ficou na parada de sucesso em Londres durante um ano, sendo citado no GUINESS BOOK OF RECORDS. Sendo o Azymuth o único grupo brasileiro a estar no GUINESS.

Em 1980, lança o disco Outubro, onde o grupo inicia sua primeira tour, como Azymuth, pelos E.U.A. Participam do PlayBoy JAZZ Festival, Berkley Festival e Concert Bay The Sea, Monterrey Festival, Washington Park Festival, Circus Theater Na Holanda, Pallais London,Quartier Latin-Berlim-Brazilian Fest-Athenas-Grecce e Free Jazz Festival- Rio e S.Paulo. Com Telecommunication, em 1982, obtém o destaque na parada de Jazz da revista BILLBOARD, figurando entre os dez mais tocados (EUA). Ainda em 1982, lançam outro LP chamado CASCADES, onde o grupo rende homenagem ao Salto das Sete Quedas, que desapareceu em nome do progresso. Com o LP - Rapid Transit em 1983, partem para mais uma tour pela Europa e Eua. Com Flame em 1984 e Spectrum em1985 o trio já é um grupo de renome na história do jazz e passa para a enciclopédia do JAZZ nos EUA.

Em 1986 fazem nova tour pelos EUA e México, onde a receptividade pela performance os torna capa das mais importantes revistas de música de lá, como GUITAR Player, DOW BEATH e MODERM DRUMS. Com Tightrop Walker em 1986, CRAZY RHYTHM em 1988 e CARIOCA em1989 o grupo encerra seu contrato com a gravadora Milestone, partindo para uma nova gravadora, a ENIGMA RECORDs, reformulando o grupo com a saída de Bertrami, passa a fazer parte o tecladista, arranjador e JOTA MORAES. Gravam pelo novo selo o LP TUDO BEM, em 1990 e CURUMIM em 1991, e saem para uma tour pelos EUA e Japão.

Em 1994, o grupo volta a sua formação original, gravam um CD pela SPOT LYGHT, com o título de AZYMUTH 21ANOS no RJaneiro. Em 1995, fazendo uma tour pela EUROPA, fecham contrato com uma nova gravadora na INGLATERRA chamada FAR OUT RECORDS onde lançam os CDs CARNIVAL em 1997, WOODLAND WARRIOR em 1998, PIECES OF IPANEMA em 1999 , BEFORE WE FORGET em 2000. Em 2001, fazem a tour anual pela Europa , Escandinávia e JAPÃO de onde chegaram em setembro depois da gravação do novo CD., com lançamento previsto para dezembro. Em 2002, fazem tour pela Europa, Escandinávia e Croácia para lançamento do novo álbum Partido Novo e participando de vários festivais no mês de abril. Em 12 de julho seguiram novamente para Europa, onde participaram do North Sea Jazz Festival. Na passagem pela Europa, fazem shows no Jazz Café em Londres, na Holanda , Estônia e Dinamarca. Em setembro seguem para shows na Grécia e Turquia. Em novembro o grupo embarca para o Japão onde tocam em todas as casas Blue Note, fazendo tour de um mês, chegando no Brasil em 04 de dezembro.

Em 2003 fazem festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco, Festival de Jazz e Blues na Casa de Cultura Estácio de Sá no Rjaneiro e Festival de Inverno da Serra de Ibitipoca em Juiz de Fora. No exterior fazem o Festival de Verão / World Port Jazz Festivalem em Rotterdan e Estônia em junho e gravam faixas com DJ`s da Europa. Em agôsto fizeram dois festivais na Itália, em Padova e Gúbio e gravam faixas com o italiano DJ SPILLER . Gravam o próximo CD para o selo europeu no verão de 2004.

A gravação para comemorar 30 anos do grupo, contou com alguns convidados, amigos durante a carreira: Roberto Menescal, Emilio Santiago, Fabíola, Leo Gandelmann, Márcio Lott, Chacal, Sidinho e muitos outros. O CD está agendado para lançamento em julho/agosto no exterior. Deverá ser lançado também no Brasil , como selo independente. Em fevereiro, fazem show no Mistura Fina, com Marcus Valle, o mesmo show que o Japão está acostumado a assitir . Em abril participaram do North Sea Jazz Festival em Cape Town. Representaram o Brasil na comemoração de 10 anos da comemoração da África livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário