domingo, 26 de novembro de 2017

Robertinho Silva

Instrumentista e compositor, Robertinho Silva nasceu no Rio de Janeiro (RJ), dia 1º de julho de 1941. Baterista e percussionista autodidata, começou tocar bateria ainda criança e influenciado pelos principais bateristas do samba e bossa nova. Iniciou a carreira em 1960, como baterista do Flamingo, do qual se desligou em 1962.

Já como baterista profissional, estudou música com Alberto Mesquita e Joaquim Neagle. Participou pela primeira vez de uma gravação de estúdio em 1964, com Cauby Peixoto. De 1969 a 1972, tocou percussão e bateria para Milton Nascimento - com quem trabalhou por 26 anos, Taiguara, Gal Costa, Roberto Carlos, Marcos Valle e Gilberto Gil, entre outros.

Entre 1970 e 1974, participou da banda Som Imaginário, que tinha Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix e Tavito. Depois gravou e tocou com grandes nomes da música nacional e internacional e participou de vários festivais de música importantes, como os de New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux, Midem, entre outros.

Morou nos Estados Unidos de 1974 a 1978, onde acompanhava Airto Moreira, Egberto Gismonti, Flora Purim, Moacir Santos, Wayne Shorter, Carl Tjader, Peggy Lee, Shelly Manny, Sarah Vaughan, George Duke, Ron Carter e Egberto Gismonti. Lançou seu primeiro disco solo, Música Popular Brasileira Contemporânea, em 1981.

Em 1997, fundou o Centro de Percussão Alternativo Robertinho Silva, no Rio de Janeiro (RJ), e no ano 2000 lançou o álbum Jaquedu com Ney Conceição. Em 2008, gravou com Raul de Souza, João Donato e Luiz Alves, o disco Bossa Eterna. Trabalhou com Lisa Ono, Guilherme Vergueiro, Wanda Sá, Mônica Salmaso, o saxofonista Bud Shank e o guitarrista George Benson.

Em 2009, gravou o disco independente Padedê de Sararás, em duo com o guitarrista capixaba Zé Moreira. Hoje, Robertinho Silva segue em carreira solo e pesquisa ritmos folclóricos de todas as regiões do Brasil. Também ministra cursos, seminários, oficinas e workshops e toca na Família Silva, ao lado do filhos Ronaldo, Vanderlei, Pablo e Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário