sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Renata Montanari

Natural de São Paulo, a violonista, guitarrista e compositora Renata Montanari dedica-se à criação e divulgação da Música Instrumental Brasileira desde os primeiros estudos realizados no Centro Livre de Aprendizagem Musical – CLAM, reconhecida escola fundada pelo Zimbo Trio. Com Henrique Pinto e Paulo Porto Alegre estudou violao e posteriormente estudou harmonia e arranjo com Cláudio Leal Ferreira e Nelson Ayres.

Renata participou do Grupo Kali – formado apenas por mulheres e considerado o melhor do gênero à época –, da Banda Altas Horas, do programa de Serginho Groisman, da Rede Globo, e já se apresentou e gravou ao lado de grandes artistas como Oswaldinho do Acordeom, Léa Freire, Bocato, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Daniela Mercury, Diana King, Zélia Duncan, Paula Lima, Marina Machado, Vanessa da Mata, Margareth Menezes, Rita Lee, Milton Nascimento e fez parte da Avon Women Orchestra.

Professora de violão e harmonia da EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), desde 1992, onde coordenou o departamento de Cordas Dedilhadas e diretora e professora do Solo Centro Musical.

ENTRE O SOM E O SILÊNCIO

é o primeiro trabalho solo da violonista. Gravado entre fevereiro de 2012 e outubro de 2013,
o cd é o resultado de um processo de criação e pesquisa da linguagem do violão brasileiro. No repertório canções próprias, com arranjos originais de temas instrumentais para violão solo e quarteto, e composições como Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e Forró Brasil, de Hermeto Pascoal.

Os arranjos feitos por Renata Montanari trazem as diferentes combinações de timbres, criando espaço para a improvisação e explorando a riqueza rítmica e harmônica da música brasileira.

O álbum conta com a participação de grandes nomes da música instrumental brasileira.
O contrabaixo de Sizão Machado, a guitarra de Rui Saleme e a bateria e percussão de
Tico Delisa se uniram à delicadeza do violão de Renata Montanari dando ao cd suavidade, brasilidade e muito swing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário